sábado, 3 de março de 2012

Laura Pausini - Biografia


Laura Pausini nasceu no dia 16 de maio de 1974 na pequena cidade de Solarolo, perto de Ravena, ao norte da Itália. De família musical - seu pai Fabrizio tocava num conjunto musical chamado Les Compains Music Show - Laura canta desde os 8 anos. Antes de alcançar o sucesso, cantava em piano-bares juntamente com seu pai.

Laura fez sua primeira apresentação solo aos 12 anos, em Bolonha. Nesta época, foi gravado um disco intitulado: I sogni di Laura, que tem duas músicas escritas por Fabrizio Pausini (Lasciami Dormire e Le Stelle), além de alguns covers de artistas conhecidos como Eros Ramazzoti e até mesmo Elvis Presley.

Em 25 de fevereiro de 1993 Laura subiu pela primeira vez o palco do Teatro Ariston para apresentar no festival de San Remo sua canção La solitudine. 

Com 19 anos lançou seu primeiro disco e foi um sucesso total: vendeu mais de um milhão de cópias só na Europa.

Em fevereiro de 1994 a italiana voltou ao palco de San Remo mais emocionada do que nunca e com a nova canção Strani amori, com a qual ganhou em 1995, em Monte Carlo, o World Music Award e, em Miami, o Grammy pela música latina. 

A fama repentina fez com que logo surgisse seu segundo álbum: Laura, que vendeu mais de três milhões de cópias. Todo esse trabalho resultou num terceiro disco com versões em espanhol dos seus maiores sucessos. Lançado em todo o mundo, Laura alcançou os primeiros lugares nas paradas de diversos países, inclusive aqui no Brasil.

No dia 12 de setembro de 1996 saiu o disco Le cose che vivi em 32 países. O disco tem uma versão íntegra em espanhol Las cosas que vives e uma versão especial para o mercado brasileiro (no álbum vem junto três singles cantados em português). 

Em 1997 realizou sua primeira turnê mundial, e no outono do ano seguinte lançou seu disco La mia risposta (Também em versão espanhola Mi respuesta). Vendeu dois milhões de cópias.

No dia 15 de setembro de 2000 foi lançado simultaneamente na Itália e no Brasil seu quinto trabalho Tra te e il mare, também em versão espanhola para países latinos Entre tu y mil mares.

Depois de vender cerca de 16 milhões de cópias e nove anos de carreira, Laura decidiu produzir sua primeira coletânea, lançada em 2001, que inclui as músicas La solitudine e Strani amori. 

Um dos destaques do CD é o dueto com Gilberto Gil na faixa Seamisai. O disco traz outras duas faixas inéditas, E ritorno da te e Una storia che vale, compostas especialmente para o álbum. A compilação, segundo Laura, é o marco zero de uma nova carreira que ela diz estar mais madura.

"Eu amadureci muito nesses nove anos. Não apenas musicalmente, mas na minha vida pessoal também. Tudo que eu aprendi foi na estrada e em quartos de hotéis", disse a cantora, revelada mundialmente no festival italiano de San Remo, em 1993, com apenas 18 anos de idade. 

No dia 5 de novembro de 2002, Laura Pausini lançou, nos EUA, seu primeiro disco totalmente cantado em inglês, chamado From The Inside.

Em 22 de outubro de 2004 foi lançado mundialmente seu álbum Resta in ascolto (Com o título Escucha, na versão espanhola). 

Dois anos mais tarde nossa querida italianinha produz seu mais recente trabalho: Io canto. O disco é uma regravação de canções italianas escolhidas por ela. 

São músicas escritas por cantores italianos a partir dos anos 70, que representam a cultura da música pop do país. Como de costume da artista, foram lançadas duas versões ao mesmo tempo: Um disco em italiano e outro em espanhol, intitulado Yo canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário